Duília de Mello – Bela, astrofísica e na NASA

Duília de Mello é uma astrofísica brasileira que atualmente é professora do departamento de física na Universidade Católica de Washington e desenvolve  pesquisas na NASA, no Goddard Space Flight Center. Ela também trabalha com divulgação científica e já lançou dois livros: “Vivendo com as estrelas”, que fala sobre a sua vida, ciência e astronomia, e “As aventuras de Pedro, uma Pedra Espacial“, um livro de divulgação científica para crianças em português e em inglês, disponível para download no link. Outro projeto da cientista é a Associação Mulher das Estrelas, uma ONG que  busca promover  a ciência e a importância das carreiras STEM (sigla em inglês que significa Science, Technology, Engineering and Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na sociedade.

 Duilia de Mello nasceu em Jundiái-SP mas cresceu no Rio de Janeiro.  Em 1985 graduou-se em astronomia pela Universidade Federal  do Rio de Janeiro (UFRJ), fez mestrado em Radioastronomia no INPE e em Astronomia pela Universidade do Alabama  e doutorado em Astrofísica na USP.  Seu interesse pela astronomia começou na infância e com 14 anos sua mãe a levou ao observatório do Valongo, no Rio de Janeiro. Seus professores, por desconhecimento, tentaram dissuadi-la a procurar outra carreira mas preferiu seguir seus sonhos. Hoje a astrônoma utiliza imagens do telescópio  Hubble para pesquisar sobre a evolução das galáxias e os fatores ambientais que influem nesse fenômeno e entre as suas descobertas podemos citar a Supernova 1997D e as bolhas azuis – estrelas que são formadas fora das galáxias

Nos últimos 2 anos Duília tem figurado em diversos veículos de comunicação seja devido às suas descobertas, seja devido ao projeto da ONG ou os prêmios que ganhou. Na entrevista dada ao site Cientista Beta, falou que “Para ser um bom cientista, é preciso ser um pouco teimoso e muito otimista. Tive também muita coragem em vencer o desconhecido. Mas a minha maior qualidade como cientista é a minha curiosidade. Por exemplo, foi a minha curiosidade que me levou a descobrir a supernova 1997D”  e quando perguntada sobre o que mais se orgulha ter feito na carreira respondeu: “O que mais me orgulha na minha carreira é ver o sucesso dos meus estudantes. Já formei três doutoras e estou na quarta. Vejo o sucesso dos meus estudantes como missão cumprida”. A cientista também foi entrevistada pela Revista Trip e a relação entre mulheres e ciência foi mais focada, como é mais do feitio da publicação. Nesta entrevista a cientista fala sobre a desigualdade entre o número de homens e mulheres na astronomia e o papel que a infância exerce nas escolhas que as mulheres fazem no futuro. Vale muito a pena ler essa conversa!!

Duília de Mello recebeu em 2013 o Prêmio Diáspora Brazil pelo Ministério das Relações Exteriores pelos seus trabalhos em ciência e tecnologia e que contribuem para uma imagem positiva do país no exterior. Em 2014 foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do país pela revista Época, na  categoria “Construtores”

Referências:

Site Pessoal: http://duiliademello.com/index.html

Site da The Catholic University of America: http://iacs.cua.edu/personnel/personal-demello.cfm

Entrevista ao site Cientista Beta: http://cientistabeta.com.br/2016/04/11/do-brasil-nasa-entrevista-com-mulher-das-estrelas/

Entrevista à Revista Trip: http://revistatrip.uol.com.br/tpm/duilia-de-mello-a-astrofisica-brasileira-na-nasa

Entrevista à Revista Exame: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/197/noticias/conheca-a-astronoma-brasileira-pesquisadora-da-nasa

Reportagem do site da BBC: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151030_brasileira_nasa_pai_rj

Prêmio da revista Época: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/12/bos-mais-influentesb-do-brasil-em-2014.html

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Duilia de Mello disse:

    Muito obrigada! Deixo aqui umas palavras inspiradoras para todas as crianças que sonham um dia em se tornarem cientistas. O caminho é longo, mas a jornada é incrível! cada cientista contribui com peças dos quebra-cabeças que tentamos montar nas nossas pesquisas. Estes quebra-cabeças são as grandes perguntas que ainda não têm respostas e podem gerar grandes descobertas. E cada peça contribui para o avanço da sociedade. Mas lembre-se que o talento é importante, então procure dentro de si mesmo se você tem a determinação e as qualidades que a carreira escolhida exige.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Você é uma grande inspiração para mim. Estou no segundo ano do ensino médio e pretendo cursar astrofísica. Meu sonho é contribuir para o avanço da humanidade.

      Curtir

Deixe um comentário